[ editar artigo]

A alfabetização como um processo!

A alfabetização como um processo!

    A alfabetização precisa ser compreendida como um processo com início na educação infantil. É nesta fase que a criança necessita de estímulos necessários para que ela possa ser alfabetizada. 
    A compreensão do princípio alfabético é um passo fundamental para que a alfabetização seja consolidada e para o desenvolvimento deste princípio depende da qualidade dos estímulos fonológicos oferecidos nesta fase.
    A Consciência Fonológica é o ponto de partida que o cérebro precisa, para que a criança alcance a relação entre letra e som, ao contrário do que muitos pensam ser.
    Na educação infantil esse estímulo já começa pelas habilidades do processamento auditivo no que diz respeito a percepção  sons ambientais, em seguida a criança inicia o processo de estimulação da Consciência Fonológica obedecendo uma ordem hierárquica que compreende a consciência da palavra ao fonema, para que depois dessa estimulação fonológica a criança seja preparada para a aprendizagem da fônica. 
    O processo precisa ser ordenado e respeitado. Entender como o cérebro aprende é fundamental para que o professor consiga organizar seu planejamento para o alcance de seus objetivos.

Alfabetizadores.com
Ler conteúdo completo
Indicados para você